Relacionamento Familiar na Adolescência

Relacionamento familiar na adolescência

Pelos crescendo para todos os lados do corpo. Mudanças no corpo bem mais aparentes começam a ser desenvolvidos órgãos que até então, você nem sabia que existia. Aquela sua amiga de infância de repente virou uma grande mulher e você sente algo interessante e diferente por ela. Pois é, parece que a adolescência tão sonhada chegou. A adolescência é uma das fases da vida mais importantes, é o período que nomeamos como transação entre a infância e ser adulto.

Nesse momento nós achamos que sempre sabemos tudo, que sempre somos os donos da razão, parece que o mundo é sempre muito pequeno para nós e queremos conquistar cada dia mais a vontade de sermos um pouco mais de nós. E é exatamente aí que as brigas, os problemas com nossos familiares começam a aumentar isso porque eles por já terem passado por essa fase e ter tropicado muito na vida, querem evitar que você faça o mesmo.

E a gente sempre acha que o mundo é nosso e que eles estão errados e aí, compramos uma briga. Bom, na verdade não pode ser assim, você tem que entender que eles são nossos pais e que querem que a gente se sinta bem, acima de tudo e vocês tem que entender que não podem conquistar o mundo todo de uma única vez.

Assim como eles terão que entender que não poderão controlar vocês todo o tempo, que você não é mais criança e está aprendendo a criar força na voz, decidir por si só e eles não vão poder dizer para você o que é certo e errado por muito mais tempo.

O relacionamento familiar na adolescência para ter sucesso tem que ser focado em cima de duas vertentes: saber falar e saber ouvir. Os pais deverão respeitar as vontades dos filhos assim como os filhos também terão que respeitar o que os pais determinarem.

O consenso é a melhor saída para você que está passando por essa fase, por exemplo, tem uma festa que você quer ir, mais seus pais não querem deixar, então, faça um acordo: eu vou à festa mais chego as 00:00 e não as 03:00, entende? O jeito para sanar com esses problemas é saber conversar e se acertar. Impor não vai adiantar nada porque eles farão escondidos e é muito melhor que você saiba onde ele está e com quem do que acreditar numa mentira.

Esta entrada foi publicada em Dicas, Relacionamento e marcada com a tag adolescência, familiar, relacionamento. Adicione o link permanente aos seus favoritos.