Diferenças entre ventilador e circulador de ar

Os dias muito quentes do Verão, muitas vezes, nos deixam mais cansados e irritados, ainda mais quando estamos em um local com bastante gente, ou pequeno e com pouca ventilação. São nessas horas que um ventilador se torna essencial, seu funcionamento é muito simples, ele consiste de hélices que giram formando uma quantidade de ar em um determinado volume.

Podemos encontrar no mercado diversos tipos de ventiladores, que estão ficando cada vez mais modernos e sofisticados, o ventilador não é apenas para melhorar o tempo quente, mas virou uma peça de decoração, você pode encontrar o ventilador conforme o seu estilo e bolso. O que muita gente tem dúvida na hora de adquirir um ventilador, é sobre qual equipamento é melhor: ventilador ou circulador de ar?

Temos que entender que a única diferença entre eles é a forma de como distribuem o ar. O vento que o ventilador produz fica concentrado em uma determinada área, já o circulador, como o próprio nome diz, distribui o ar igualmente para várias direções. Você pode encontrar diversos tipos de ventiladores e circuladores, que se difere em potência e quantidade de pás, podem ser divididos em dois grupos: axiais e centrífugas.

Os modelos axiais são utilizados quando é necessário uma grande vazão, porém, pequena perda de carga. Os centrífugas servem para uma vazão de ar menor e possuem uma grande perda de carga. Os ventiladores/circuladores são feitos para serem usados no teto e na parede. Os modelos de teto são mais eficientes, idéias para ambientes maiores, pois alcança várias áreas uniformemente. Não precisam de manutenção constante, pois o material com que são produzidos é mais resistente. São mais baratos e uma ótima opção para resfriar o ambiente.

Os ventiladores de parede são utilizados para ambientes menores ou que não tenham estrutura para utilizar um de teto, porém ventila da mesma forma. Quem trabalha em escritório e não agüenta o calor, pode optar por um ventilador de mesa, que é de baixa potencia, mas de grande funcionalidade. Os modelos de piso também são bastante procurados, podem ser levados à qualquer cômodo da casa e são bem silenciosos, podem ser encontrados no modelos de pés, torres, circulares e quadrados.

Para mais informações e modelos, acesse:

http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/interna.asp?cboLinha=EP&cboSetor=VENT

Esta entrada foi publicada em Produtos e marcada com a tag diferenças ventilador e circulador de ar, ventilador e circulador de ar, ventilador pequeno e pouca ventilacao, ventiladores de parede. Adicione o link permanente aos seus favoritos.